quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Projeto Inclusão Digital Para Professores das escolas Públicas Municipais de Valença do Piauí.





INTRODUÇÃO

Nos dias atuais a tecnologia da informação configura-se como um direito, na escola, o estudante pode e deve usufruir de uma educação em que, a alfabetização tecnológica esteja incluída, mas não somente como um curso de Informática, mas sim, como forma de aprendizado que seja capaz de efetuar uma nova leitura de mundo. O aprendizado das técnicas da informática deve estar inserido em atividades essenciais e na escola. Diante disso é importante que os professores possa refletir sobre essa realidade, repensando sua prática pedagógica, construindo ações que permitam não só lidar, com esse fato, como também construí-lo. Sendo assim, ele precisa apropriar-se dessa tecnologia e introduzi-la, no seu dia-a-dia, para que isso aconteça devemos criar condições para a apropriação dessa ferramenta dentro das escolas da nosso comunidade, utilizando e incorporando os recursos informatizados, capazes de gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.
O presente projeto trás consigo as preocupações, pois propõe possibilitar aos professores das escolas públicas e municipais de Valença do Piauí um curso de informática básica, a fim de capacitá-los para o uso adequado das ferramentas tecnológicas (softwares, programas, navegação, etc), almejando assim promover uma conscientização das potencialidades do computador no âmbito educacional. O projeto tem como proposta é criar, com este curso, momentos em que os professores tirem suas dúvidas sobre os recursos e programas básicos do Windows e de outros sistemas operacionais como o Linux, aprendam técnicas eficientes de pesquisa na internet, melhorando suas aulas com o uso de novas tecnologias dentro de sua prática docente.
  Objetivo
Este projeto tem como objetivo promover a inclusão digital de um grande números de professores das escolas públicas da Cidade de Valença do Piauí que não utiliza as novas tecnologias em sala de aula como instrumento de construção do conhecimentos e exercício da cidadania pois temos que lembra que  Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores, muitas pessoas acham que incluir digitalmente é colocar computadores na frente das pessoas e ensiná-las a usar Windows e mostrar como navegar na internet. Em se falando de inclusão temos que ter em mente que incluir digitalmente é também melhorar as atitudes das pessoas em relação a tecnologia da informação a partir do manuseio dos computadores. Temos que mostrar também que os professores podem utilizar essas tecnologias em salas de aula da melhor maneira possível saindo assim do tradicionalismo.

Justificativa
O presente projeto justifica-se pelo fato de que o computador enquanto tecnologia  pode transformar os modos de conhecer que se dão nos ambientes de produção de conhecimento, na produção de novos espaços e nas práticas de construção coletivas. Desta forma, esta experiência passa a ser ação prática de conhecer e incluir os professores neste “mundo novo” para alguns que é a era da tecnologia.
Os professores adquirindo esses conhecimentos , passam a olhar o aluno e o seu fazer de um outro modo, pois se colocam em um novo lugar, desta forma os estudantes passam a vivenciar uma experiência construtiva do fazer, ou seja, em ação nos ambientes onde ele se diverte passa a aprender.

Metodologia
O projeto será desenvolvido em uma das escolas do município que possua laboratório de informática, em parceria com a prefeitura para aquisição de material e será ministrado diretamente pelo Professor Esp Jandiel Soares Barbosa e terá uma duração de 20 horas, sendo 12 horas a distância e 8 horas presencial com horário flexível, de acordo com a hora atividade dos professores  em sala de aula.


No momento do curso serão apresentadas aos professores o funcionamento e utilização dos sistemas operacional Windows com a finalidade de demonstrar alguns recursos oferecidos pelo computador, bem como as ferramentas do pacote Office a fim de serem utilizados como ferramentas para enriquecimento das atividades pedagógicas.

RECURSOS
·                   Computadores
·                    CD
·                 Pen drive
·                Apostilas


AVALIAÇÃO Os professores cursistas serão avaliados pela participação, e desempenho durante as atividades desenvolvidas nas aulas e apresentação do resultado final.

7 comentários:

  1. Vivemos em um mundo onde a cada dia é mais utilizado o uso de tecnologias e mídia, com isso surge uma necessidade de atualizar-se para poder estar incluso no meio de vida da sociedade, pois através dos meios de tecnologia nas escolas, podemos diversificar os meios de aprendizagem e repassar um ensino de qualidade aos alunos.

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  2. Obrigado pelo comentário e como você mesmo falou todos nós temos que estamos atualizados no que se refere a tecnologia.

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  3. O meio em que vivemos exige muito do nosso tempo, deixando-nos com um dia-a-dia corrido, talvez nos impedindo de realizar certas obrigações como pagamento de despesas como água, luz, telefone ou até mesmo adquirir algum produto pela Internet que estamos precisando. Então o aprendizado na área tecnológica estará nos ajudando, impulsonando, facilitando a nossa vida diária e principalmente aperfeiçoando nosso ensino, aprendizado e habilidades.

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  4. Estamos inseridos no mundo onde as mídias estão por toda parte e, é claro, o ser humano sente a necessidade de ter habilidades com as mesmas para tentar diversificar suas aulas, buscando um ensino de qualidade ( usando ferramentes, metodologias atrativas).

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  5. A construção da cidadania, da inserção social e da valorização do indivíduo passa necessariamente pelos meios de comunicação e da informação fe um país. De acordo com essa ótica a inclusão digital, nos dias atuais, tem um papel fundamental, está. Excluído do meio digital nos dias atuais ainda queem conhecimentos básicos, é quase tão grave quanto o analfabetismo no passado.

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  6. Realmente a falta de conhecimento das novas TIC na educação reduz o campo de pesquisa para que possam ampliar seus conhecimentos e isso poderá ser trabalho com inúmeras ferramentas pelos professores em todas as disciplinas existentes. Recursar o uso desta ferramentas por algumas professores atualmente tem fatores que causam essa reação adversas, pois demandam tempo, conhecimento, querer e poder fazer.

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  7. De fato existe sim essa necessidade de incluir um maior número de profissionais da educação em TI, pois com o avanço das tecnologias fica difícil não fazer parte dela.
    tudo leva o conhecimento rápido e prático para ser abordado na sala de aula e também no convivio social que cresce a cada dia com o surgimento das tecnologias.

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